Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Ouriço

MENU

Contra os cidadãos, taxar, taxar e taxar

Faust Von Goethe 11 Abr 12

De acordo com a proposta de decreto-lei, a que o Diário Económico teve acesso, será "devido o pagamento, pelos estabelecimentos de comércio alimentar de produtos de origem animal e vegetal, frescos ou congelados, transformados ou crus, a granel ou pré-embalados, de uma taxa anual" - denominada Taxa de Saúde e Segurança Alimentar Mais. A proposta é da autoria do Ministério da Agricultura e das Finanças, mas nenhum destes organismos esclareceram se a nova taxa se vai aplicar também a restaurantes.

 

Por um lado, admiro a habilidade de Cristas [e do governo em geral] para substituir a ASAE por algo bem mais eficiente ao nível da tributação. Com esta medida, há encaixe garantido.

 

Por outro lado, pode ser uma medida interessante e que vai ao encontro do que Kenneth Rogoff, ex-economista chefe do FMI, escreveu há meses atrás em Project Syndicate.

 

Para bem do consumidor, seria fundamental que esta também se aplique a fast food e a cadeias que importam as matérias primas fora de Portugal.

 

Adenda: A cadeia de restaurantes Mc Donalds em Portugal importa os hambúrgueres e as batatas fritas que consumimos directamente de Espanha.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Inserir comentário

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds