Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Ouriço

MENU

Euro=(N)Euro+(G)Euro. Será que funciona?

Faust Von Goethe 22 Mai 12

 

Na sequência de posts de Luís Menezes Leitão em Delito de Opinião e de John Wolf aqui n'Ouriço, recordo algumas entradas que escrevi à poucas semanas atrás [também sobre este assunto]:

Para um melhor enquadramento com a temática, artigos de opinião como os de Hans-Werner Sinn (que defende uma sabática do euro para países como Portugal e Grécia) e de Kenneth Rogoff (que advogou a necessidade de uma maior integração europeia) publicados em Project Syndicate são de leitura obrigatória.
Boas leituras!

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De John Wolf a 22.05.2012 às 18:56

Caro Nelson, mais uma vez bravo por coligir as diferentes discussões e formular uma posição.

De Faust Von Goethe a 22.05.2012 às 21:34

Como sabemos John, o assunto não é consensual mesmo dentro da zona euro. Mas como todos sabemos, mediante as decisões políticas é bem provável que se discuta-já se colocou essa hipótese- de termos uma zona euro que funcione a 2 ou até mesmo 3 velocidades.
Eu, por questões meramente geopolíticas, estou mais inclinado para uma maior integração europeia assim como defendo que o BCE deve ser um organismo independente, cujos interesses não devem colidir com os interesses do Bundesbank-controlo optimal da inflacção.
Como sabemos pelo modelo da curva de Phillips, uma inflacção demasiado controlada com a flexibilização das leis laboral-último acordo de concertação social-conduzem a um aumento das taxas de desemprego. Por outro lado, os alemães temem a hiperinflacção pois da última vez que a tiveram, um ditador sanguinário chegou ao poder. Hitler.
CURVA DE PHILLIPS: http://www.youtube.com/watch?v=RP5BDLr_tuQ&feature=related

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds