Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Ouriço

MENU

 

Queridos Estados ocidentais:

 

À medida que conhecemos os contornos da grande recessão, desde 2008, não posso deixar de vos escrever para dizer que os remédios encontrados são cada vez mais desastrosos. Tudo o que vocês têm feito é socializar as perdas e privatizar os lucros. E nós até podemos conhecer  soluções alternativas mas elas são ignoradas pelos vossos políticos que não conseguem ser estadistas. E são desprezadas pelas queridas empresas que contrataram agências de comunicação para enxamear os jornais com pseudo-notícias e que até levam o conselho de redação do Público a demitir-se porque o dono da empresa deve ter sido cutucado pelo ministro da erva pesada.

As soluções até nos dizem que é preciso taxar a riqueza, onde quer que ela se localize. Porque o lucro é um dividendo social. E os queridos empresários a sério, desses que não vendem mercearias, e bens que não podemos deixar de comprar, tal como água, gasolina, gás, e eletricidade mas que aplicam patentes e realmente incorporam conhecimento nos seus produtos, são cada vez menos. E são cada vez mais os pseudo empresários que só são ricos e colocam o dinheiro onde querem sem que a desejável taxa Tobin vá atrás deles.  E depois dizem que não há dinheiro. Há sim, mas está nas mãozinhas papudas dos que não querem nem sabem redistribuir.

E, queridos estados europeus, de que vale ter um Banco Central que empresta a 1% aos bancos privados para estes emprestarem a 5% aos Estados? Não era muito melhor revogar o artº 123 do Tratado de Lisboa e desde logo permitir que o Banco Central vos empreste a vós, em vez de andarem a pedinchar as bancos privados que armaram esta crise de dívida sobre dívida que tornou a nossa sociedade doente?

Que diabo, queridos estados ocidentais....!... Ainda vamos ter que inventar uma nova forma de res publica.... porque a vossa.... pfff.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Inserir comentário

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds