Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Ouriço

MENU

Johnny Walker vs Protestos no Brasil.

Faust Von Goethe 22 Jun 13

Uma campanha em vídeo da Johnny Walker de há dois anos lançava o slogan "O gigante acordou!" (via-se o Pão de Açúcar e outros rochedos próximos tomar forma humana, levantar-se e começar a andar). No passado mês de Abril a mesma Johnny Walker lançou um novo slogan publicitário, dizendo que faltava dar "o próximo passo"... Exactamente na mesma altura (Abril), o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, declarava que "A América Latina é o nosso pátio das traseiras... temos que aproximar-nos dela de maneira mais vigorosa". Antes, logo a seguir à morte de Hugo Chavez (o dirigente latino-americano que mais claramente desafiava em público a hegemonia dos EUA), o Presidente Obama afirmou que os EUA se devem "reposicionar" na América Latina e "pôr as coisas no seu lugar" (sic). Dois meses depois, a partir de um pretexto quase insignificante (se comparado com outras situações bem mais graves antes ocorridas), acontecem manifestações massivas em todo o Brasil... Por quê exactamente agora e não antes, quando todas as denúncias e reivindicações dos manifestantes tinham exactamente o mesmo valor que têm agora? Por que razão o movimento (já apelidado de revolucionário) é tão falho de imaginação, ao ponto de se aproveitar para uso próprio do slogan ("o gigante acordou!") de uma 'inocente' marca de whisky? Para se equiparar às manifestações da 'Primavera árabe' só falta agora conferir uma cor à revolução...
Entretanto, o entusiasmo legítimo e a entrega generosa dos manifestantes de boa fé (entre os quais saúdo a maioria dos meus amigos brasileiros!) já estão a ser desvirtuados por acções de violência e de vandalismo de grupos anónimos, que aderem igualmente às manifestações e levam a uma resposta mais musculada da polícia (que mete todos no mesmo saco) e dão azo à possibilidade de movimentações golpistas e anti-democráticas, já denunciadas de vários quadrantes. 

Quando se trata de "pôr as coisas no seu lugar" no "pátio das traseiras", que país representa o maior desafio ao poder hegemónico dos EUA? O Brasil, claro, sobretudo desde a sua adesão ao bloco constituído pela Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS). 

Remember Salvador Allende!...



Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Artur de Oliveira a 23.06.2013 às 14:37

Precisamente... O Brasil desenvolvido incomoda muita gente.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds