Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Ouriço

MENU

O velho-novo modelo económico

Jack Soifer 10 Jul 13













Há mais de dez anos, quando a crise financeira assolou a Argentina e o cidadão ficou sem a sua poupança, o modelo económico foi alterado.
Em armazéns de fábricas fechadas e outros locais no campo, pelos concelhos menores e subúrbios das grandes cidades ressurgiu o pequeno comércio, liderado por associações locais. Por um valor simbólico, qualquer pessoa arrendava um espaço para expor os seus produtos. Ao entrar comprava o PL, Peso Local, moeda só válida ali. Vendia sem factura objectos usados ou alimentos, comprava lenha, carvão, alimentos, até selos, tudo produzido por pessoas e PME; ou descoberto nas velharias familiares e até obtido nas giga-empresas estrangeiras. Os próprios polícias e a ASAE participavam, pois estavam ali para defender a população.

O consumidor deixou de comprar supérfluos, falou menos ao telefone e evitou comprar dos cartéis e oligopólios. Voltou ao modelo económico antigo e boicotou a especulativa banca estrangeira que o tinha levado à depressão. Surgiram novas leis, uma banca responsável, voltou a concorrência. Investiu-se na agricultura e novel agro-indústria sem aditivos. O país integrou-se com as economias vizinhas, cada um a exportar de milhares de PME o que era mais concorrencial. Com a previsível subida dos preços dos cereais e da carne, a economia muito lucrou. Enquanto perdemos 2% do PIB, a Argentina ganhou 8% e neste ano ganha 3%. Cá temos 12% de desemprego, lá faltam trabalhadores especializados. O investimento directo em agrotech e indústrias modernas nunca foi tão grande. Lá não se fazem cimeiras, cria-se trabalho. Não há especulação financeira. Mas nós aceitamos as imposições dos especuladores.
Será hora de aprendermos com os questionadores antes de voltar a enorme emigração dos tempos de Salazar?

Autoria e outros dados (tags, etc)

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds