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Blogosfera que Pica
Jack Soifer 3 Mai 12
A Associação Portuguesa de Marketing realizou, hà cerca de duas semanas, um ótimo Congresso, com palestras interessantes e temas atuais para sairmos da crise. Em Portugal, temos publicidades criativas, algumas mui premiadas, mas que pouco vendem. Alguns dos oradores perderam esta vital função do marketing.
Os que ali representavam as que mais gastam em publicidade não citaram que criam mais imagem do que vendas. Também não disseram que são as empresas que têm altos índices de clientes insatisfeitos.
Ninguém relatou o neuromarketing, que, não sendo ainda proibido por cá, é pior do que a publicidade subliminar, por usar medições neuro-biológicas para escolher cor, tom de voz ou de música, etc, para nos comandar para além do consumo.
Uns poucos falaram da importância do passa-palavra, que cada vez mais domina o novo marketing, o qual traz para o mais alto nível da empresa as insatisfações e os desejos dos clientes. Isto pelo contacto direto cliente-empresa, através da ouvidoria que leva as sugestões à presidência. Não é como o apoio ao cliente, que tenta convencê-lo de que ele é quem está errado e não passa as mensagens à direção.
O novo marketing não ajuda as agências de publicidade nem os grandes grupos de media, pois usa a Internet e as redes sociais. E ameaça a posição de quem nada quer mudar, pois poderia perder parte do seu poder e dos privilégios.
Felizmente, temos ótimas PME a fazer este trabalho para as indústrias que mais empregam e exportam por cá. Tenho pena que poucos orgãos de comunicação social as divulguem.
No norte da Europa, os clientes mais viajados renegam as grandes marcas, pois se elas não estão no passa-palavra é por que não têm qualidade.
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