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O Ouriço

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Copy-Pastel

John Wolf 13 Jan 12

 

 

Embora não seja grande apreciador de doçaria, não resisto à tentação do pastel. Não escutei as doutas palavras proferidas a propósito do doce proveniente de Belém. Em primeiro lugar, o sagrado gastronómico merece sempre respeito, especialmente se colocamos no tacho a questão levantada em epígrafe: a marca. Não tenhamos dúvida que a marca é o cordão umbilical que liga mercados recém-nascidos aos procriadores de bens e serviços que se orgulham de ser Portugueses. Quando pensamos pastel, pensamos Portugal, mas não necessariamente o inverso. E essa será porventura a lógica por detrás da ideia de marca. A ideia de associação, de ligação simpática que se estabelece entre uma entidade geral e o particular. Desde logo somos confrontados com uma dimensão fulcral do marketing da economia de um país. Que porta-estandarte pode ou deve abrir o caminho para a panóplia da excelência disponível. Será que o Mourinho arrasta o pastel? Ou será que a nata da inteligência Portuguesa, escondida em laboratórios científicos por esse mundo fora, atrai investimento directo estrangeiro? Ao compormos o cabaz das marcas será importante estabelecermos uma hierarquia. Será que vinte investigadores de biologia molecular valem o mesmo que um madeirense dotada da bola? Com tanta confusão e dissensão instalada neste país, em vez de "Made in Portugal", acabaremos "Mad in Portugal". Custa-me tanto observar um país sentado em cima de uma pilha de diamantes por lapidar e polir. Custa-nos a todos ver a potência esvair-se da corrente de criatividade e capacidade de Portugal. De Portugal para o resto do mundo.

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1 comentário

De Artur de Oliveira a 13.01.2012 às 18:51

O problema é a gulosice dos poderes instalados... Querem comer sem produzir quando têm tantos recursos por explorar, depois é como o outro dizia: eles comem tudo e não deixam nada.

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