Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Ouriço

MENU

FITO-ETAR

Jack Soifer 27 Jun 12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2011, Cristina Calheiros, da Universidade Católica do Porto provou a eficácia do sistema de tratamento de águas residuais para aldeias, turismo de habitação e turismo rural, usando plantas. A tecnologia é muito simples e o investimento muito reduzido; qualquer PME pode construí-lo. É melhor do que fossas séticas, não tem odores e cria uma bela paisagem.

 
Do tanque subterrâneo para decantação, revestido com argila expandida, que serve de substrato para as plantas, sai a água depurada por agapantos, jarros e cana-da-índia. Esta água serve para rega em jardins e não só. Pois, com a privatização da água, o seu preço poderá até sextuplicar.


Uma das razões pelas quais alguns burocratas das CCDR travam novas edificações em zonas rurais é a falta de saneamento básico. Esta poderia ser uma solução em muitos casos. Como um conhecido arquiteto-paisagista do Algarve diz, é preciso mostrar alternativas em vez de dizer "não".


No Algarve, já há muitos pisci-lagos, em vez de piscinas, de privados, pelo interior, a usar plantas para limpar a água, em vez de caros filtros e poluentes químicos. Os fito-sistemas naturais são, em geral, menos caros do que as soluções tradicionais e ao mesmo tempo criam emprego na própria comunidade. E economizam um bem cada vez mais escasso, a água. Especialmente quando se lê as previsões da NASA para 2013/14, resultado das explosões solares e continuado efeito estufa no nosso pobre planeta.


É preciso inovar e começar a dar alternativas, em vez de travar o nosso belo interior. Travar, sim, os megalómanos sonhos de três hotéis na Natura 21 da Lagoa dos Salgados contratados pela autarca de Silves, que até no "Daily News" já despertou a ira dos europeus. O que escreverão o "Handelsblatt" e o "Frankfurter"?

Autoria e outros dados (tags, etc)

Inserir comentário

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds