Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Ouriço

MENU

Zona Euro pelo Fio da Navalha-o debate

Faust Von Goethe 4 Ago 12

Preâmbulo

 

Suponhamos que na próxima 2ª feira um banco que financiou uma operação de uma empresa de corretores-que tentou manipular preços de acções- vai à falência.

 

Depois de sabida a notícia pela imprensa,  dá-se uma corrida aos depósitos desse mesmo banco, que é obrigado a fechar no dia seguinte, deixando muitos depositantes sem o seu dinheiro. Dias depois, devido a rumores que circulam na imprensa, a corrida dos depositantes extende-se a todos os bancos de investimento e as Bolsas colapsam.

 

Mario Draghi, presidente do BCE entra em acção na 4ª feira e empresta 130 milhões de euros a todas os bancos de investimento. Entre a noite de 4ª feira e as nove da manhã do dia seguinte-5ª feira-Draghi faz uma reunião de emergência com todos os governadores do BCE e convence-os de que, se não fizerem nada, os depósitos e os fundos de pensões da banca italiana, austríaca e alemã correm sérios riscos. Após a reunião com os governadores do BCE, Draghi consegue coordenar um novo empréstimo- de 180 mil milhões euros para a banca italiana e mais 230 milhões no dia seguinte para recativar todo o mercado interbancário. Ao fim de três semanas, o pânico acaba e a crise resolve-se levando consigo muitos dos bancos de investimento.

 

O Debate

 

A partir da próxima 2ª feira-dia 6 Agosto de 2012-irá iniciar-se uma série de posts sobre a temática "Zona Euro pelo Fio da Navalha", com especial enfoque na entrada em prática das medidas acordadas na última cimeira da zona euro (e do eurogrupo) e um eventual perdão de dívidas ("haircuts") a países em dificuldades. 

 

Ao contrário do habitual, serão bloggers convidados que irão esmiúçar os possíveis cenários assim como as possíveis saídas para a crise.  Outro objectivo passará por tentar perceber se a actual crise europeia-que já dura há meses- se deve à falta de liderança política ou à falta de alguém que tenha capacidade e autoridade para impor soluções nos mercados financeiros.

 

O primeiro blogger convidado será o Ricardo Gonçalves que escreve no [recém-criado] blog EcosEconomia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds