O Ouriço © 2012 - 2015 | Powered by SAPO Blogs | Design by Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Blogosfera que Pica
Jack Soifer 25 Fev 13
Já se sabe que o ensino de Matemática em Portugal é péssimo. Alguns professores dizem que é devido às redes sociais e aos jogos da Internet e telemóveis nos quais o aluno perde tempo e o poder de concentração. Os alunos dizem que os professores usam uma didáctica já superada. Alguns pais dizem que nem alunos nem professores se focam nas suas tarefas. Nós, empresários e investigadores, dizemos que a escola está desactualizada e eu acrescento que o corporativismo sindical não a deixa modernizar-se.
Portugal é um dos raros países da UE onde o ensino básico é da alçada central. Deve ser municipal e, em raros casos, regional. O professor, como na UE, deve viver próximo da escola para participar da sua comunidade e nela ficar para desenvolver relações responsáveis com cada aluno e pai/mãe. Não são os recursos físicos, mas sim os humanos, que fazem a boa escola.
Entretanto, a procura de bons explicadores vai aumentar. Os pais já prevêem que os seus filhos emigrarão e precisam dominar esta disciplina vital para qualquer profissão.
Arrende um pequeno espaço - já vi até locais em garagens, com casa de banho, numa rua tranquila, sem trânsito. Compre os DVD que visualizam práticas de matemática, em geral ingleses. Traduza as poucas palavras que os alunos não percebam e faça-os interagir com o software, que lhes dá a pontuação. Consoante os resultados, prepare, à noite, algo específico para cada aluno - a diferenciação levará ao êxito.
Convide os pais dos alunos com negativas para visitar o seu espaço e demonstre a sua didáctica. Converse com cada aluno e faça-o sentir-se importante. Diga aos pais que, se o aluno não melhorar os resultados, e muito, devolverá o valor recebido. Escreva avaliações bonitas e positivas.
É na crise que se modernizam as técnicas!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.