Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Ouriço

MENU

Leite melhor e mais barato

Jack Soifer 17 Jul 13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos EUA, foi testado hà cerca de dois anos, um método melhor do que a pasteurização para reduzir a carga microbiana do leite.

O novo método usa ultra-sons, energia que provoca a agitação interna das partículas. Mantém o sabor do leite cru, característica que se perde com a pasteurização. O novo tratamento é também mais económico.


Com esta técnica o leite é aquecido a 55ºC, temperatura mais baixa do que a pasteurização, que se dá a 76ºC em 15 segundos. A pasteurização é mais agressiva para o leite, levando à desnaturação de muitas proteínas a partir dos 63ºC. Esta mudança na composição proteica altera o sabor do leite ao produzir alguns compostos voláteis e eliminar outros.


A dimetilamina e o sulfureto de dimetilo são os dois compostos mais abundantes no leite cru e no leite tratado com ultra-sons. A concentração destes compostos nos dois tipos de leite é similar, mas superior à do leite pasteurizado. Servem, além do mais, para prevenir alergias.
Os pequenos países da UE onde os governos ainda governam, estão a estudar alterar as leis para obrigar o cartel lácteo a usar este método. É mais saudável e economiza muitos euros.

 

No entanto, o gasto adicional de energia para aquecer mais 20ºC é exponencial, não linear. Como este método usa equipamento simples, típico de PME, o cartel irá opor-se.


Entretanto, os pequenos lacticínios de iogurte natural poderiam lucrar se introduzissem este método para o leite distribuído só no seu distrito. E no rótulo destacarem a vantagem para a saúde do consumidor.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds