Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Ouriço

MENU

Prato-feito regional

Jack Soifer 12 Set 13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As regras de higiene que o lóbi da indústria alimentar impôs à União Europeia têm levado à falência muitas empresas familiares e tornado difícil manter-se a cozinha regional. Milhares de restaurantes podem ser multados pela ASAE por não seguirem essas regras. Mas todos eles têm forno de micro-ondas.

É impossível concorrer com o lóbi dos congelados. Mas é póssível obter, de alguma agência governamental, a classificação de cozinha regional para, de forma artesanal, preparar e congelar doses individuais ou duplas para serem depois aquecidas e servidas em tascas ou pequenos restaurantes.

 

Prepare cem doses de cinco pratos regionais e entregue-as gratuitamente às treze mais populares tascas e restaurantes da sua zona, onde serão apresentadas aos seus clientes frequentes para eles avaliarem. Calcule o valor dos três pratos mais votados. Explique a essas PME as vantagens de economizar tempo, espaço e energia. Use produtos locais, adopte a slow-food e certifique o seu catering. Fotografe os pratos com requinte. Use uma frase tipo “Orgulho da tua região” ou “Segredo da avó”. Adicione um prato por trimestre à sua lista e, na nova informação, mostre a fotografia de alguns agro-fornecedores.

 

Grave um DVD amador com entrevistas a restauradores e a clientes satisfeitos. Mostre-o noutras tascas e restaurantes. Nestes, para alargar o rol dos pratos no cardápio, complicados de preparar, simples de aquecer. Leve esta opção a oficinas e minas distantes, onde hoje os trabalhadores vão almoçar longe. Ofereça umas doses aos semanários e às rádios locais. Só então dê a um só supermercado local o exclusivo de vender o seu produto ao povo, o que exige outra embalagem.

 

O investimento é limitado e com financiamento directo do fabricante dos equipamentos para uma pequena cozinha. Compre uma carrinha usada para a distribuição.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds